7.5.11

Mapas do Egito-ALEXANDRIA

Mapas do Egito - 07 Apresentamos nestas novas páginas de MAPAS DO EGITO uma gama de estudos para você entender e se localizar melhor neste país que remonta uma história desde 3800 a.C. - tudo visto de cima!
ALEXANDRIA
Porto de Alexandria a noite e a vista do satélite.

   Alexandria é a segunda maior cidade do Egito.  Localiza-se ao Norte e é o maior porto do país (80% das importações e exportações), além de um grande polo turístico.  Estende-se por 32 km de costa no Mar Mediterrâneo.Também foi um grande ponto de encontro entre a Europa, a África e a Ásia, porque a cidade se beneficiou da ligação entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.


Nos tempos antigos, Alexandria foi uma das cidades mais importantes do mundo.  Foi fundada em torno de um pequeno "vilarejo" em 331 a.C. por Alexandre, o Grande. Permaneceu a capital do Egito durante 1000 anos até a conquista muçulmana no Egito, quando a capital passou a ser Futsat (que foi depois incorporada no Cairo).


Alexandre III, o Grande (ou Magno) era Macedônico. Aos 20 anos tornou-se rei da Macedônia, depois do assassinato de seu pai.  É considerado o maior dos conquistadores do mundo antigo.  Conquistou um império que ia dos Balcãs à Índia, passando pelo Egito e a Báctria (atual Afeganistão). Amplie o mapa acima.Várias são as razões atribuídas para estes extraordinários êxitos militares: uma delas é que Alexandre era um general de extraordinária habilidade e sagacidade, talvez o melhor de todos os tempos, pois ele nunca perdeu nenhuma batalha e a expansão territorial que ele proporcionou é uma das maiores da história.


No mapa antigo acima (Antiga Alexandria), vemos a localização de alguns de seus grandes monumentos:- O Serapeum
- O Cezareum
- Templo de Artemis
- Pilar de Pompeu
- Teatro Romano
Alexandria tinha muitos monumentos construídos no período Greco-Romano, sendo os mais importantes e conhecidos, além dos acima citados:
1) O Farol de Alexandria (Pharus - lighthouse);
2) A Biblioteca de Alexandria (Library e Museum).
O Farol de Alexandria é uma das sete maravilhas do mundo antigo - construído em 280 a.C. em mármore, com altura entre 115 e 150 metros de altura, para servir de marco na entrada do porto desta cidade - hoje inexistente em função de um terremoto em 1375. Suas ruínas foram encontradas em 1994 por mergulhadores, o que depois foi confirmado por imagens de satélite.

Reconstituição do Farol de Alexandria

Em seu interior ardia uma chama que, com a ajuda de espelhos, iluminava uma distância que chegava a 50 quilômetros. Eis o motivo da grande fama e imponência daquele farol, que fizeram-no ser identificado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.
As Sete Maravilhas: apenas as Pirâmides do Egito ainda sobrevivem.


Biblioteca de Alexandria...
Biblioteca de Alexandria
Desde a Antiguidade (fundada no início do Século III a.C. - Período Ptolomaico) é a maior do mundo.

Acima vemos a Biblioteca de Alexandria nos dias atuais. Esta nova biblioteca foi inaugurada em 2003 próxima ao local da antiga.
Esta Biblioteca Alexandrina, integra, além da principal, quatro bibliotecas especializadas, laboratórios, um planetário, um museu de ciências, um de caligrafia, uma sala de congresso e uma de exposições. A instituição pretende ser um dos centros de conhecimento mais importantes do mundo assim com sua antecessora.  Construída pela UNESCO e pelo governo egípcio, custou mais de 200 milhões de euros.
Inicialmente, a ideia era dotar a biblioteca de oito milhões de livros, mas como foi impossível angariar essa quantidade ficou pela metade, quatro milhões de livros. Assim, foi dada prioridade à criação de uma biblioteca cibernética. No local estão ainda guardados dez mil livros raros, cem mil manuscritos, 300 mil títulos de publicações periódicas, 200 mil áudio cassetes e 50 mil vídeos. No total podem trabalhar na Biblioteca de Alexandria cerca de 3500 estudantes, que têm ao dispor 200 salas de estudo.


Atualmente Alexandria é entre as cidades egípcias, aquela que mais apresenta características de cidade européia, exatamente pelo fato de estar diretamente voltada para o Mar Mediterrâneo e em contato direto com tantas nações através de seu porto.